quinta-feira, 9 de julho de 2009

Portões


Os moradores juntaram-se, decidiram, levaram um representante seu à Assembleia Municipal com um abaixo-assinado e ganharam o que exigiram como prioritário.

Nas Torres do Alto da Eira estão agora a ser colocados portões novos e intercomunicadores em todas as casas.

Este é um exemplo para os moradores dasanimados que acham que já não vale a pena lutar pelos seus direitos. Também é uma recompensa para todos aqueles que não tiveram medo de dar a cara e exigir aquilo que é razoável.

Será este um sinal que a Gebalis ouve os seus inquilinos desde que estejam organizados? Ou será o reflexo de aproximação de eleições e uma tentativa de abafar o sentimento de revolta que todos estes moradores sentem?

2 comentários:

  1. Bom dia, saúdo a criação de um blogue como o vosso. Moro aí perto e concordo com algumas das vossas reivindicações e discordo de outras, mas isso acaba por ser normal.

    Ao ler o blog, achei no entanto estranho que não indique qualquer tipo de iniciativa da vossa associação para remediar algumas das situações (menos graves) com que diariamente se confrontam. Nas fotografias aparecem por exemplo exemplos de lixo amontoado, paredes pintadas ou espaços esverdeados mal tratados - para além dos carros estacionados de forma selvagem (mas acho que aí a culpa é de todos).

    Já pensaram em reunir as vossas forças durante um fim-de-semana, por exemplo, para apanharem o lixo ou pintar as paredes - sem esperar que a Gebalis ou outros o façam por vós? Seria uma gota de água, mas também demonstraria alguma atenção ao ambiente que vos rodeia e vontade de mudar as coisas, para além de fortalecer o convívio e espírito de grupo.

    Obrigado e força.

    R. Silva

    ResponderExcluir
  2. Caro R. Silva

    Obrigado pelo comentário.

    Este blogue foi criado por aderentes do Bloco de Esquerda e aberto às pessoas que vivam nas Torres do Alto da Eira para denunciarem a incúria da GEBALIS.

    É também do nosso interesse conhecer as suas discordâncias em relação às nossas posições.

    As pessoas que vivem nas Torres já fazem algumas das acções que refere: pintam as paredes, fazem obras dentro das suas casas, fazem limpeza nas partes comuns, etc. Noto que estas tarefas são da exclusiva responsabilidade do Senhorio, que é a GEBALIS.

    Enquanto membros do Bloco de Esquerda e candidatos à Junta de Freguesia nós temos em consideração o estado do espaço público, que é de facto deplorável naquela zona e não só.

    No entanto, e não excluindo uma possível intervenção de natureza comunitária como a que sugere, trata-se sobretudo de uma questão de princípio: nós pagamos impostos e as pessoas das Torres pagam rendas, por muito baixas que possam ser. Portanto o que se exige é que as autoridades públicas (Serviços de limpeza da Câmara, GEBALIS, etc.) cumpram com as suas obrigações de forma regular (uma intervenção ocasional teria um impacto passageiro).

    Cumprimentos

    ResponderExcluir